quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FÉ, ESPERANÇA E CONFIANÇA

Eli, Eli, Lamá Sabactâni ?
Esta foi a frase que encerrou a peregrinação de Cristo na terra, foi dita por Ele na cruz do calvário, a primeira vista não é muito digna de quem é filho do Rei dos Reis, do Senhor dos Senhores, filho de quem mediu as águas na concha de sua mão. Eli, Eli, Lamá Sabactâni ?
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ?
Quem um dia já não se sentiu assim como Jesus, desamparado pelo Pai ?
Quem já não provou o gosto salgado da lágrima que corre pelo canto da boca, e você olha para um lado, olha para o outro e não ver possibilidades de neutralizar aquela situação, parece que o céu está blindado para nossas orações, Deus se retirou do cenário, agora é só você e seu desespero no palco da vida.
Jesus quando enfrenta esta realidade aterrorizante, ele está sozinho, não tinha mais os discípulos ao teu lado, um o havia negado, outro havia enforcado-se, outro fugido,
somente as mulheres o contemplavam de longe.O pano de fundo é nefasto e assustador, é o monte caveira, lugar de tristeza e desespero, a morte é o ícone da vergonha judaica, morte de cruz.Não haveria mais milagres, as cortinas dos prodígios estavam cerradas, não haveria mais multiplicação dos pães e peixes, não haveria mais o esplendoroso sermão da montanha, a gloria de cristo desemboca em um espetáculo de agrura e horror.
Eu acredito que esse seja um final que muitos de nós desejaríamos para Barrabás, talvez para Judas o traidor ou até mesmo para Caifás, o iníquo, menos para o meu Cristo que não tinha mácula nenhuma, que passou pelo mundo, mas não foi achado peso de pecado sobre Ele.
Quantas vezes nós perguntamos a Deus: por que eu Senhor ?, por que comigo Senhor ?, por que não consigo desvencilhar-me dessa situação, por que tem que ser comigo que sou justo, por que nao consigo engatar uma primeira,
Por que da certo para o outro e não da para mim?-São tantos porque, que ficamos atônitos sem respostas, a impressão que nos da é que Deus escolheu alguns para darem certo e outros para não darem, mas não é nada disso!
Em meio a esse paradoxo, encontrei-me outro dia a indagar a Deus, como fez Gideão no livro de juízes cap.6 – Ah Senhor.., se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso?
Eu já acreditei um dia que ser cristão protestante era viver em um céu de brigadeiro com doce de leite, mas descobri que não é, entristeci-me ao ver pessoas que são cristãos fieis a palavra, não darem certo na vida financeira, conheço pastores que são um exemplo de fidelidade no ministério, mas vivem patinando na lama, não conseguem dar uma guinada na vida.Lembrei-me de um irmaozinho que fui leva-lo em "casa" após o termio de um culto, parei o carro na entrada de uma favela, ele pediu pra que eu o acompanhace até sua "casa" para tomarmos um café.Nunca me esqueço daquela cena, era um barraco muito simples, as telhas de brasilite a um palmo da minha cabeça.Lembro-me quando ele me disse com os olhos embargados em lágrimas, que ele nao entendia por que vivia daquele jeito, pois sua mae sempre foi dizimista fiel, eu o abracei e choramos juntos naquela noite.
Aprendi com isto que dízimo e oferta não estão relacionados a benção nem maldição, mas sim a intenção pela qual fazemos, esta sim, pode ter relacionamento, por isso Paulo afirma que Deus ama o que dá com alegria.
Tenho amigos evangélicos, pessoas maravilhosas que se arrebentam de trabalhar e não conseguem adquirir uma casa própria, um carro por mais simples que seja, conheço cristãos que são pais de filhos com problemas congênitos, paralisia infantil e outros casos mais.As vezes pergunto a Deus, por que tem que ser assim Senhor ?
Num desses dias eu me isolei, precisava ouvir a voz de Deus, pois sei que tenho dificuldades como todos os meus amigos evangélicos, conta bancária que não sai do vervelho, troca do carro velho que nao consigo efetuar, terminar a casa em que moro, falta de capital de giro para trabalhar, sair dos juros bancários, são tantas dificuldades, perguntei a Deus por que tem que ser desse jeito?.Perguntei a Ele onde estavam as promessas de bênçãos financeiras que tanto tenho ouvido nas mensagens, preparadas para aquele que o servisse, as profecias dirigidas a mim, -sabe o que Ele me disse ?
-Elas não eram minhas, não foram ditas por mim!
-O que Eu falei você não quis escutar:
-Que o justo viveria pela fé.
-Que somente a minha graça te basta filho meu.
-Te darei três coisas:A fé, a esperança e a confiança.
-Com estas três você conseguirá todas as outras que desejares, sem elas você nunca entenderá como eu trabalho na vida dos meus filhos.
Ah.. Senhor, como é bom ouvir a tua voz.........


JOÂO BATISTA (A.D.MIN.TIETÊ)

Um comentário:

  1. Diante da aparente injustiça descrita em seu artigo, lembro-me da justiça operada na vida de Jó. Mesmo sem compreender determinadas circunstâncias da vida, podemos como Jó, confiar em Deus, pois Fiel é Deus e ninguém mais!

    Um forte abraço,

    SHALOM

    ResponderExcluir