terça-feira, 9 de novembro de 2010

NUNCA É TARDE PARA MUDANÇAS !

Durante muito tempo acreditei que eu não poderia questionar Deus, me ensinaram que um servo não pode questionar seu senhor, que um súdito não pode questionar seu rei, vivi encabrestado muitos anos com medo de olhar direto nos olhos de Deus e ele ralar comigo, porque na minha caminhada cristã não havia ainda conseguido alcançar a perfeição.Sonhei com um colo macio e aconchegante que não encontrei em meus pais biológicos, mas tinha medo de ser repreendido por Ele, por pedir algo que eu não merecia, por ser imperfeito, lembrei-me das surras que levei quando criança por fazer artes, tais como, quebrar janelas, por brigar na rua, por repetir de ano, por ter trocado uma cafeteira de cobre da minha mãe em um pirulito gigante, ah.., que pirulito gostoso! Projetei em Deus o amor dos meus pais, um amor que era condicionado ao certo e ao errado que me repreendia severamente quando eu errava, vivi muitos anos com medo desse deus mitológico, assustador e cruel que não aceita ser questionado por nos, criaturas inferiores.Ah, quanto tempo perdi da minha vida, procurando me esconder de Deus, para não ser surrado por Ele, quantas vezes me senti inferior aos demais por não ter a mesma eloqüência nas orações de domingo, por não ter o mesmo cargo na igreja, quantos papeizinhos com tópicos de mensagem coloque dentro da bíblia e não tive oportunidade nas igrejas por não ser “ainda graduado”, cheguei a acreditar que Deus estava hierarquicamente burocratizando seus departamentos nas igrejas.Quantos obreiros de boa índole eu presenciei morrerem ministerialmente dentro das igrejas, por nao receberem oportunidades, eram como ferramentas que foram afiadas, mas nao foram utilizadas, fadadas ao ferruge, pessoas sucumbidas preconceituosamente por líderes insensíveis e centralizadores.Enojei-me ao ver pessoas de má índole receberem lugares privilegiados e oportunidades nas igrejas, simplesmente por serem pessoas com títulos, ou por serem figuras emblemáticas no meio secular.
Busquei uma santidade exarcebada, para ser reconhecido no meio eclesiástico e ser reconhecido por Deus, virei um ativista na igreja, com tudo isto, tornei-me legalista extremático, muito espiritual e pouco humano, fiquei antipático e insociável.
Virei um santarrão, evitava relacionamentos, para que as pessoas não notassem que eu não era tão “resolvido”, como demonstrava.Quantas vezes busquei na bíblia mensagem para o outro, nunca para mim, eu não precisava, tinha uma roupagem perfeita.Quantas vezes li a bíblia preocupado com detalhes exegéticos e técnicos, e isso não me deixava ter uma relação mais íntima com Deus, descobri com o amadurecimento, que Deus tem aversão a hipocrisia, que o “pior pecado de todos”: É fazer as coisas certas pela motivação errada.Por esse motivo a oração do
fariseu foi recusada e a do publicano foi aceita, por esse motivo a moedinha ofertada pela viúva foi bem recebida por Jesus.Reorganizei minha vida espiritual, aprendi a ler a bíblia contra mim também, comecei a fazer a lição de casa, não vendo mais bilhetes para as pessoas irem pro céu, prefiro instruí-las a viverem bem do lado de cá, traumatizei-me com pessoas seguras que vão para o céu, porem não sabem lidar com os momentos triviais da existência, já tive o desprazer de conhecer pessoas que gabavam por ter seu nome no livro da vida, mas eram pessoas mal resolvidas, intoleráveis, tristes.A dimensão transcendental da salvação não compete a nós; não depende de nossos esforços e não acontecerá como resultado de nossa confiabilidade ou unção.Salvação, vida eterna foi conquistada na cruz.Ela é obra vicária de Cristo, o mérito será sempre dele.Vida eterna é distribuída indistintamente a todos pela graça; e só o Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo.
Percebi que ao recebermos de Deus o mandato para conduzir a história, produzimos mais sofrimento do que felicidade, arrebentamos com a camada de ozônio, desequilibramos o ecossistema, queimamos nossas florestas e deixamos nossos semelhantes retirarem resto de comida de uma lata de lixo como medida de sobrevivência.Creio em uma igreja que antecipe a chegada do reino de Deus..
Creio em sua missão de continuar o que Jesus iniciou: amar os desvalidos, abrigar os abandonados, estender a Mao para o excluído.Não creio que o ícone da igreja deva ser um Cristo conquistador, mas o cordeiro crucificado, que não veio para ser servido e sim dar sua vida em resgate de todos. O que direi de tudo isso ? : Reorganize seus valores, descarte a culpa de cima de teus ombros, a culpa é um dos ingredientes mais nocivos da religião, ela nos impele um complexo de inferioridade e insatisfação diante das pessoas e do mundo, a culpa só tem uma serventia(somente nas mãos do Espírito Santo) de nos convencer do que é pecado pra Deus.Prometa pra si mesmo que daqui para frente será menos religioso e mais humano, menos exigente das pessoas, almeje dar risos contagiantes, aprenda a amar as coisas simples, brincar com as crianças, presentiar uma criança com uma linda bola de futebol, ler poemas, levar teu filho ao estádio de futebol, rolar no chão com teu cachorro, ir ao cinema com tua esposa, ler bons livros, telefonar para quem você admira e dizer que ele é especial para você.Não perca tempo discutindo com quem não fez a lição de casa, fuja das pessoas que só querem discutir rótulo, mas nao avaliam o conteúdo, afaste-se dos espiritualistas medíocres que trazem Deus aprisionado em uma gaiola chamada legalismo, fuja das pessoas hipócritas e se achegue aos sinceros, ainda que pecadores, mas que tenham gravado a ferro e fogo a sinceridades em seus corações, pois é desses que Deus se agrada, caminhe lado a lado com elas, pois são esses que nos esperarão levantar dos tropeços inevitáveis na nossa peregrinação cristã....


JOAO BATISTA (A.D.MIN.TIETE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário